terça-feira, 27 de agosto de 2013

Raio-X campeão: hoje, Dr. Bruno



Bruno Lima, 23 anos, faz jogadas com precisão cirúrgica e, muitas vezes opera milagres. Também, filho do grande botonista pernambucano, Euclides...Está terminando o curso de Medicina, mas já é o nosso doutor Bruno. Pessoa sensata, calma, racional e amiga. Só se irrita consigo mesmo quando faz jogadas ruins. Depois de cinco segundos, volta ao normal. Aqui, vamos ao perfil do Dr. Bruno.

PEnoFutmesa: Qual seu time atual?
Dr. Bruno: o Santos, campeão da Libertadores 2011. É feito em Palaton, e foi fabricado por Anselmo-SE. Time muito lindo e com atacantes em 12°.



PEFM: Quando começou sua história no botonismo?
Dr. Bruno: Iniciei no futebol de mesa logo cedo, por volta dos quatro anos de idade, influenciado, naturalmente, pelo meu pai, praticante fervoroso do esporte desde sua infância também. Primeiro, comecei jogando em campos de plástico com botões de plástico, enquanto meu pai tinha um time de chifre de boi. Posteriormente, meu pai resolveu construir um campo maior e melhor, com cavalete e tudo para aprimorar nosso jogo. Chegávamos a disputar campeonatos com os primos e amigos e, uma vez, até com os vizinhos da rua de um dos meus tios. Foi um belo torneio. 

Um belo dia, quando tinha 8 anos, assistindo ao NETV 1ª edição, vimos uma reportagem sobre o futebol de mesa, praticado de maneira mais séria e organizada no Bairro de Setúbal, com regras organizadas e campeonatos mais abrangentes. Resolvemos ir lá para conhecer. De início, não gostei muito daquela regra, um pouco parada e sem movimentação, de difícil controle e manuseio. Difícil para uma criança da minha idade, até pelas dimensões da mesa e da sua altura. Enquanto meu pai logo pegou gosto pela regra, eu fui aos poucos me empolgando e ganhando controle sobre os botões e aquela regra. Os tempos de amadorismo ficaram para trás. Estou há 15 anos nessa regra e posso afirmar que é um esporte incrível!

PEFM: Você tem outros times?
Dr. Bruno: tenho apenas outro time do Santos, também de palaton, desta regra, o qual eu usava até poucos meses atrás. Não tenho mais os botões de outras regras.

PEFM: Quais os seus principais títulos?
Dr. Bruno: meus principais títulos são a Copa São João de 2004 e o torneio Recifebus em 2002. Mas tenho outras conquistas que, apesar de não serem títulos, são mais importantes que os citados, como o vice-campeonato do Recifumesa de 2010, 4° colocação no Recifumesa de 2007, vice-campeonato do Octogonal final de 2012 e a 5° colocaão geral do Campeonato Pernambucanos de 2012.

PEFM: Que outros desportos você gosta de praticar?
Dr. Bruno: pratico futebol (campo, society, futsal), tênis, vôlei e boliche.

PEFM: Qual seu jogo inesquecível?
Dr. Bruno: existem vários jogos inesquecíveis, cada um pela circunstância que representa, tanto positiva como negativa. A final do Recifumesa contra Layette, na qual perdi nos pênalties sem marcar um único sequer, depois de tantas vitórias nos pênalties nas fases anteriores marcou muito. Uma derrota de virada contra Euclides (meu pai) por 3x2 pelo Pernambucano, depois de estar vencendo por 2x0, também marcou muito. Como jogos positivos posso citar uma goleada em Carlos Alberto por 5x0 pelo Octogonal final em 2012 e uma vitória por 2x1 contra Jorge Campos-BA num Recifumesa. Porém, a vitória espetacular foi conquistada recentemente, na Copa Aliança, quando venci meu pai por 2x0. A vitória quebrou um tabu em campeonatos pernambucanos, que durava 13 anos. Comemorei muito.

PEFM: Qual seu time do coração?
Dr. Bruno: meu time de coração é o Santos Futebol Clube.

PEFM: Qual dica para melhorar o desempenho do time nos jogos?
Dr. BrunoNenhuma. Só estalar os dedos, limpar bem o time e o campo.

PEFM: Qual conselho aos novos botonistas?
Dr. Brunoa) Nunca menosprezar um adversário, por mais iniciante que ele seja e por mais tempo de futmesa que você tenha; b) Treinar fundamentos importantes como travadas, lançamentos e, principalmente, chutes a gol; c) Nunca arrumar confusão. Ser sempre honesto, amigo, companheiro dos seus colegas de hobbie. Porque, antes de tudo, é apenas um hobbie.

Se você gostou desse Raio-X Campeão, e quer aparecer no blog oficial de quem ama o botonismo, envie seu perfil para : mktfgv2010@gmail.com. Nós iremos bater um bom papo e publicar seu perfil aqui.



Um comentário: