segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Raio-X Campeão: André Fenômeno

André, fenômeno também na multiplicação dos peixes ornamentais em sua Recife Aquárius.

Quem vê André Fenômeno Fidelis, jogando futebol de mesa, percebe uma agressividade de atleta que adentra no octágono do UFC. Ele se prepara, se concentra e entra com sangue nos olhos. É agressivo do olhar, à comemoração, passando por jogadas de defesa e ataque, principalmente. Por sinal, octágono é o que ele mais deseja entrar, mas octagonal final do Pernambucano. 

Porém, no dia-a-dia, lida o tempo todo com peixes ornamentais, de águas doces ou salgadas. Sua Recife Aquárius, está localizada no Mercado da Madalena, referência nesse mercado. O box dele, é limpíssimo, organizado e todos que nele trabalham entendem e amam o mundo subaquático. 

É quase um profissional: treino, fisioterapia, jogo. Só falta receber por isso.

Isso, nos faz pensar, peixe numa água com luz azulada, não deveria abrandar o ritmo de qualquer cristão? Isso não cabe ao nosso campeão. "Entro e me mando para o ataque. Ganha quem faz gol". Ele é, praticamente, um Rinos Michels, do futmesa, no quesito pensar o jogo para fazer gol. Bem, vamos conhecer mais um pouquinho nosso botonista no Raio-X Campeão.

PEnoFutmesa: Se fosse aconselhar um novo botonista, que conselho daria?
André Fenômeno: diria para ele treinar fundamentos do jogo, sempre que necessário. Sozinho ou em uma partida amistosa. Sempre treinar lançamentos, travadas, chutes, recuo de bola. O fundamento é que lhe dará segurança para ousar na partida oficial.

PEFm: E se a pessoa errar durante o jogo?
AF: continuar em frente, não se abater. Errou, treina mais. Errou de novo, treina mais ainda. É assim que eu faço. Fico irritado quando erro, mas lembro-me como errei para saber como devo fazer para acertar. Ah, e observo muito outros grandes adversários.


Parece ou não um lutador de MMA? Sua segunda paixão estampada no peito.

PEFm: Se fosse sugerir um fundamento em especial, qual seria?
AF: em especial e principalmente, os chutes fáceis, pois esse não se pode perder em um jogo. É capaz de desestabilizar qualquer um.

PEFm: Quais seus times?
AF: já tive outros times, como o Real Madrid, mas, agora, tenho dois times do Sport.

PEFm: Qual o segredo para se tornar um campeão? 
AF: treinos, treinos e mais treinos. Você precisa fazer os movimentos com perfeição e sem pensar muito no que vai fazer. Quase que de forma automática. Por isso, fiz sessões de fisioterapia e ainda faço, para melhorar, cada vez mais, no que faço.

PEFm: Qual seu estilo de jogo?
AF: agressivo, parto para cima logo no início, sufocando o adversário. Jogo rápido para não dar muito tempo para o adversário raciocinar.

PEFm: Qual sua inspiração? Algum atleta em especial?
AF: minha inspiração sou eu mesmo. Acredito muito em mim, apenas tenho admiração pelo estilo de jogo de alguns botonistas, mas prefiro não citar aqui.

PEFm: Como poderíamos ampliar o número de adeptos do futmesa liso?
AF: Poderíamos criar um projeto de futmesa nas escolas, onde cada botonista daria um expediente dando aulas aos iniciantes. Estou à disposição para tal.

PEFm: Qual seu time de futmesa favorito?
AF: tenho dois times, mas gosto mais de jogar com o qual fui campeão do Recifumesa. Parece que já nos conhecemos há longa data. Parece que o botão tem alma.

Com a esposa Tricolor. Com o tempo, ela virou torcedora de Fenômeno, no futmesa.

PEFm: Sua família, como lida com seu desporto?
AF: Minha esposa, antes, detestava. Hoje, não mais. Ela, até me incentiva para treinar, me dedicar. Sabe que é importante para mim. Quando chego com troféu em casa, faz festa com minhas filhas e comigo. Isso me deixa feliz, pois é o desporto que amo.


Um comentário: