terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia-a-dia: a Matemática do campeão Ansellmo

Ansellmo, detonando seus adversários nos campos.

Ansellmo Ribeiro, 23, é muito mais que um botonista campeão. Ele é professor pós-graduado no ensino da Matemática e leciona no Colégio Damas Santa Cristina, em Nazaré da Mata, 18 quilômetros de sua residência. Agora, vamos conhecer um pouco mais do dia-a-dia desse jovem campeão.

Ansellmo, com a galera do colégio. Matemática também é alegria, como o botonismo.

Ele acorda cedo todos os dias para ir ao trabalho. Exceção acontece nas terças e nos finais de semana, quando são os momentos de folga e lazer. À tarde, quando chega do trabalho, sempre vai à academia para manter a boa forma física e o bom rendimento em torneios longos.

A noite é onde geralmente faz os seus treinamentos no futmesa. De três a quatro noites por semana realiza alguns jogos amistosos com outros membros da Associação Aliancense. Nos amistosos é onde ele observa bem os seus lançamentos, cortes de bola e seu jogo defensivo.

O único treinamento que realiza sozinho é o dos de arremates a gol. E estes, só acontecem faltando uma ou duas semanas antes de qualquer competição.

O lançamento e a finalização são os fundamentos principais do futebol de mesa. Na verdade, os lançamentos dependem muito de uma mesa para outra. Já na finalização, o grande objetivo é ter um alto aproveitamento. "Para isso, sempre olho a margem da bola. Daí, centralizo bem o botão exatamente na parte da bola visualizada antes do chute. Solto o pente e espero no que vai dar. Mas sempre tive bom aproveitamento nos chutes".

O São Paulo de Ansellmo. Será o próximo campeão pernambucano?

Ele é torcedor fanático do São Paulo, e com essa paixão fez os meus times de futebol de mesa. São dois times do Tricolor paulista, ambos feitos em acrílico,  por Nivaldo (BA), com 60 milímetros de diâmetro e cinco de altura, jogando com atacantes de 11°.

Tal pai, tal filho. O campeão 2012, na torcida pelo filho nessa temporada.

Ele virou um dos grandes botonistas de Pernambuco, graças ao seu pai, que sempre foi apaixonado por este desporto. "Foi através dele que hoje nossa Associação possui campos em excelente condições de jogo, o que nos ajuda a fortalecer ainda mais o nosso nível técnico. Sempre segui os passos do meu pai, não só dentro do futebol de mesa, mas também como exemplo de pessoa simples e humilde, de muito caráter e personalidade, um cidadão respeitado e admirado", abriu o coração, Ansellmo.

Hoje ele é o atual presidente da Associação Aliancense de Futebol de Mesa, e o seu grande objetivo é manter firme os amistosos e competições internas. Ansellmo, avisa que o futuro do futmesa de Aliança é muito positivo. Ele avisa, em primeira mão que, com o apoio da prefeitura de Aliança, estará recebendo, em breve, uma sala no Clube Municipal da Aliança. "Isso nos abrirá uma oportunidade para que possamos ter ainda mais adeptos".

Ansellmo é bicampeão Aliancense e campeão de três torneios pelo campeonato Pernambucano. E esse ano, ele espera superar sua melhor colocação no Pernambucano, o quarto lugar do ano passado. 

E ele falou sobre o seu estilo de jogo. "Meu estilo de jogo é sempre ofensivo, procuro eliminar a zaga adversária para que possa criar o máximo de jogadas possível no campo de ataque. Não espero o adversário errar, procuro ser agressivo para que eu fosse ele ao erro", analisa.

Tássya, o amor do matemático botonista.

Sobre amor, ele continua abrindo seu coração da mesma forma que abre a defesa dos adversários. Ele declarou seu amor por seu pai, sua mãe e sua irmã, que sempre apoiaram esse hobby levado à sério. Mas declarou seu amor por sua Tássya.  "Ela é uma pessoa especial na minha vida e que só me ver nos finais de semana. E nem todos, pois é quando disputamos nossos torneios. Mesmo assim, ela me dá o maior apoio para que eu possa ir e sempre vou tentando fazer o melhor para conquistar o troféu de campeão e homenagear minha namorada Tássya".

Nenhum comentário:

Postar um comentário