quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O pontapé inicial para um sonho

Hélio, com extremo carinho, prepara seus botões para estrear a regra nacional no Santa Cruz.

Um campo. Um sonho. Assim começa a trajetória da regra nacional em um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Santa Cruz. O clube, quase centenário, retoma sua tradição vanguardista e, além da regra paulista, abriu espaço para inaugurar uma nova etapa do futmesa pernambucano, com a colocação de uma mesa da regra de um toque.

Um único campo, emprestado pelo botonista Marcelo Pitanga, leva todos os apaixonados por esse desporto a sonharem juntos pela ampliação dos quadros de jogadores e divulgação conjunta de todas as regras. E esse é só o começo do sonho.

Travassos e Dilton, tiveram o privilégio de fazer a partida inaugural da regra nacional no Santa Cruz.

Foi uma noite para entrar para a História do botonismo pernambucano, com a o início das atividades da regra nacional no Santa Cruz, com a presença de Hélio (Fluminense), Travassos (Travassos Corrêa), Marcelo (Napoli), Dilton (Criciúma), Humberto (AGA) e Josafá (Bahia). Todos eles suaram bastante as camisas, pois o departamento de futebol de mesa do clube, ainda está se estruturando para melhor atender os botonistas e seus sócios.

Mas isso não foi problema, por que todos queriam mesmo se colocar na linha de frente do exército que milita com união e força para propagar o botonismo e, nesse caso, a regra nacional.  Na partida inaugural, Travassos, jogou contra Dilton, no encontro de dois torcedores do Santa Cruz. O jogo começou muito bom para o Travassos Corrêa. Mas só começou. Depois, com inúmeras falhas de lançamentos, foi cedendo espaço para o competentíssimo Dilton, que, em noite inspirada, fez 2x0, fazendo o primeiro gol da História da regra de um toque no clube e também da primeira vitória.

Bola em jogo, com calor e muitos tapumes para iniciar reforma do departamento de futmesa do Santa Cruz.

Em seguida, Hélio, com um gol logo no começo da partida, bateu Marcelo, por 1x0. Josafá e Humberto, fizeram um jogo eletrizante, com muitas jogadas de ataque. E o resultado foi um empate em 2x2, entre os dois jogadores. Na última partida da noite festiva, um empate em 0x0, entre Dilton e Marcelo.

A boa notícia é que, apesar do calor, alguma poeira, tapumes e um projeto debaixo do braço para começar a mudar a História do futebol de mesa pernambucano, o departamento de futmesa do Santa Cruz, já recebeu, nessa quinta-feira, o segundo campo da regra de um toque, que entrará em atividade já na próxima semana. "O objetivo é termos quatro campos até o meio do ano, quando devemos ter concluído as mudanças estruturais", explicou Travassos. 

"É uma semente que está sendo plantada e que, com união de todos que amam o futmesa, dará muitos bons frutos, tenho certeza disso", concluiu. Por isso, todos estão se articulando para que o sonho se transforme em projeto e que o projeto incentive outros clubes a apoiarem o desporto, aumentando o número de adeptos do botonismo, independente de regra.

4 comentários:

  1. Parabéns aos amigos Pernambucanos pela semente plantada. Certamente é um registro histórico desse ponta pé inicial para uma era de fomento à paixão pelo futebol de mesa, sentimento que combina sobremaneira com com a marca SANTA CRUZ.
    Boa sorte!

    FLÁVIO LISA
    Aracaju/SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg, campeão. queremos tê-lo na inauguração, meados de maio
      abçs

      Excluir
  2. Que tenha bastante sorte nessa empreitada. Um conselho: esteja preparado para tudo. Que os botonistas de Pernambuco deixem de lado suas vaidades e se unam. Vá à luta, sem esmorecimento. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Abiud. Com a união de todos os botonistas, jamais esmoreceremos. Agora, quero seu apoio para colocarmos uma mesa da rainha das regras no departamento de futmesa do Santa.

      Excluir