segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ano de reconquista em Pernambuco

O Santa Cruz, reabriu seu departamento de futebol de mesa e terá duas regras: paulista e nacional.

Está decidido, 2014, é o ano em que todos os botonistas pernambucanos tem a obrigação de se unir, independente de regras, para trilhar uma estratégia de reconquista do tempo perdido. E o PEnoFutmesa, orgulhosamente, está na linha de frente, levando à botonistas ou não, notícias sobre todas as regras. Porém, muito ainda precisa ser feito para que Pernambuco, retome o posto de liderança perdido desde 1971, quando conquistamos o título nacional por equipes. 

E está sendo feito. Dois grandes clubes nacionais, Santa Cruz e Sport Recife, deram passos importantes para a propagação do futmesa. O Tricolor do Arruda, reconquistou sua grande sala na sede e, além da regra paulista, também passou a ter a regra nacional, com o apoio do PEnoFutmesa. 

O Santa Cruz um campo da regra nacional e deverá estrear outro ainda em janeiro. Melhor ainda, está em processo de autorização para reformar toda a estrutura da sala, melhorando o conforto. No final da reforma, terá espaço para nove mesas da paulista/dadinho, uma da botãobol, uma de subbuteo e quatro da regra nacional. "já contamos com a metade dos recursos para nossa reforma que, sem dúvida alguma, deixará o clube com a melhor sala para botonismo do estado", explicou Sergio Travassos, um dos responsáveis pela inserção da regra nacional no clube.

O Sport Recife, continua expandindo sua linha de desportos e já tem a regra nacional.

Já o Sport Recife, é o único clube do estado a ter três das regras oficiais em suas dependências no estádio da Ilha do Retiro. Lá, com uma excelente estrutura, possuem cinco mesas da regra paulista/dadinho e uma da regra nacional, com outro campo sendo construído. "A tendência de crescimento é grande. Temos, hoje, 22 botonistas no clube e, com uma regra nova, mais poderão ser atraídos, o que é ótimo para todas as regras", explicou Normando Campos, que, ao lado de Layette Cardoso, foram os responsáveis por articular o espaço para a regra nacional no clube.

Com o calendário definido, clubes poderão se organizar para montar suas próprias competições internas.

Com os clubes de grandes torcidas, a tendência é uma maior divulgação junto aos sócios e aumento do número de botonistas. Além disso, com as competições internas nas suas várias regras, a tendência é uma melhoria substancial no nível de jogo dos pernambucanos. Assim, além das competições oficiais do calendário da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa - FPFM, teríamos vários torneios que agitariam os clubes, aumentando o ritmo de jogo e competitividade.


Além disso, os dois clubes, Santa Cruz e Sport Recife, estão articulando um super desafio, levando o Clássico das Multidões, para os campos de futmesa e, consequentemente, aumentando a divulgação e interesse de todos pelo desporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário