segunda-feira, 14 de abril de 2014

O campeão voltou

Humberto, para alguns "securão", para nós, um gênio do futmesa pernambucano.

Quando Humberto Arruda (Náutico), confirmou presença na Copa Guararapes da regra brasileira, teve gente que se agitou, outros passaram a treinar mais, outros rezaram, alguns foram ao psicólogo. Não para menos, estava voltando aos campos da regra de 1 toque, o gênio do futmesa, e quatro vezes campeão Pernambucano. E todos tinham razão de buscar ajuda, Humberto, voltou e já chegou garantindo o ponto mais alto no pódio, sendo campeão da Copa Guararapes, terceira etapa do Pernambucano 2014.

Félix e Humberto, que parecem duas velhinhas corocas, fizeram um jogão que fez Humberto passar a quinta marcha.

O início não foi lá muito animador, com um empate, uma vitória e uma derrota, em um jogão contra Ansellmo (São Paulo), atual campeão Pernambucano. Na segunda fase, perdeu por 2x0, para Carlos Alberto (Sete de Setembro), mas quando todos pensavam que a magia havia acabado, ela estava apenas prestes a começar. E o velho Humberto embalou. Pela frente, Félix (Santa Cruz), que fez um jogo duríssimo, mas não foi páreo para o estudioso do futmesa. Não deu outra: Humberto 1x0.

 Tom estava muito animado para jogar contra Humberto, mas o momento era da velha guarda.

Daí para frente, sempre jogando em desvantagem, pois precisava vencer todas as partidas eliminatórias, foi batendo um a um. A primeira vítima foi Tom (Palmeiras). O jovem aliancense, vinha realizando boas campanhas e saiu invicto do Nordestão. Mas o que seria isso para Humberto? Nada. Sapecou 4x0, fazendo Tom, deixar o campo antes de um desastre maior.

Velhinhos bom de mesa: Euclides, Ribeiro, Carlos Alberto e Humberto. As crianças foram dormir mais cedo.

Na semi-final, só a velha guarda do futmesa presente. Humberto, teria pela frente Euclides (Santos), vice-campeão da etapa anterior e jogador de alto nível. Não tomou conhecimento e em um jogo que deveria ter sido cobrado ingresso, fez 2x1, chegando à final. Euclides, ainda sentenciou: "perder é ruim, mas perder para um adversário jogando o que Humberto, jogou não é tão mal assim". 

Humberto, observa com cuidado jogada de Euclides. Não teve para ninguém na hora de decidir.

Na grande final, enfrentaria Ribeiro (Aliança), que também reverteu vantagem contra Carlos Alberto, e também vencendo por 2x1. Foi um jogão, com tensão, intensidade e beleza o que atraiu um grande número de espectadores. E foi sufoco para Ribeiro, que teve que suar muito para segurar o ímpeto de Humberto, que fazia o jogo e as jogadas parecerem fáceis, simples, algo longe do real. 

Os dois melhores da Copa Guararapes, Humberto, deu calor em Ribeiro.

No segundo tempo, chegou um momento em que Ribeiro, estava com sua defesa muito bem postada, enquanto a de Humberto, nem tanto. Ele até poderia ter recuado mais um botão para a defesa, mas a armadilha de Humberto, estava apetitosa demais. Da sua lateral esquerda, Ribeiro, lançou a bola para o lado direito do ataque. Porém, afastou em uma só jogada dois botões para fora do campo. Daí em diante, Humberto, conseguiu seguir ao ataque, tirando toda a defesa Aliancense. 

Ribeiro, estava animadíssimo. Reverteu dois resultados com propriedade mas Humberto, deixou ele aperreado.

Em dado momento, a bola estava já em posição de chute, Ribeiro, apenas com botões no ataque ou marcados. Optou por recuar um botão para desarmar ataque. O botão deslizou, deslizou e a trajetória foi sendo modificada à medida que a força se perdia no atrito. Um silêncio dominou o salão. Ribeiro, não respirava mais. Humberto, torcia. O botão do Aliança passou da bola e, caprichosamente, encostou no botão do Náutico. Pecado mortal. Humberto, demonstrando total controle do jogo, tocou mansamente a bola para os fundos da rede, decretando o placar final e o título da etapa.

O gol do título. Extrema calma e categoria.

Todos que tiveram a rara oportunidade de ver Humberto, jogando, a certeza de que ele é um verdadeiro Da Vinci, do futebol de mesa, um verdadeiro exemplo da magia desse desporto que encanta. Um exemplo para todos. No final, Ansellmo, atual campeão e que venceu Humberto, por 3x1, na fase de grupos, afirmou admirar bastante Humberto. "Desde a primeira vez que o vi jogar, disse para mim mesmo que Humberto, é o melhor jogador de Pernambuco". Após os louros pela vitória, só podemos ter a sensação de que o campeão voltou para ficar.

Um comentário:

  1. Amigão Sérgio Travassos. Na realidade, Humberto Securão é o maior nome do botão de Pernambuco, seja em que regra for. É o Rei do Botão. Lamento apenas ele não poder se transformar em três, para assim participar simultaneamente dos campeonatos nas três modalidades: 1 toque, 12 toques e botãobol. Aproveito para informar que a Copa do Mundo de Botãobol começa no sábado, dia 26 de abril. Se quiser aparecer, para nós, seria uma honra. Abração.

    ResponderExcluir